Geraldão é um personagem criado por Glauco, cartunista brasileiro. A tira em que se apresenta leva o nome do personagem.
O personagem foi criado em 1981 e, atualmente, é o que mais se destaca dentre os demais do mesmo autor, continuando a ser publicado no diário paulistano Folha de S. Paulo até hoje.E que Juuh adora.
Solteiro de trinta anos, mora com a mãe com quem vive uma relaçao de doido e anda pelado pela casa o tempo todo. Bebe, fuma bastante, e sempre que encontra remédios, os toma sem nenhuma distinção.No começo, ele usava uma calça sem elástico. Hoje, passa o dia todo peladão. Está longe de ser um personagem politicamente correto.

A Mãe
Ela não agüenta mais o filho, só que não o deixa arrumar uma namorada. É uma senhora aposentada que passa o dia arrumando tudo e, de vez em quando, espia o Geraldão tomando banho







Enceradeira com buzinão
O computador do Netão é velho e desatualizado. Funciona ora a manivela, ora a carvão, mas tem memória de elefante









Sônia Braga
Ela foi a primeira paixão do Geraldão. Mas não é a atriz e sim uma boneca inflável






Sharon Stone 1.8
Esta é a segunda boneca inflável do Geraldão. Ela tem mais recursos e desbancou a Sônia Braga, que foi aposentada





ALGUMAS TIRINHAS DO GERALDÃO







QUEM É GLAUCO
Glauco sempre sentou na turma do fundão


No começo dos anos 70, o encontro com o jornalista Hamilton Ribeiro, que dirigia o "Diário da Manhã", em Ribeirão Preto, tirou o paranaense Glauco da fila do vestibular para Engenharia e o jogou direto para as páginas do jornal, já com uma tira: "Rei Magro e Dragolino".

Alguns anos mais tarde, em 1976, a premiação no Salão de Humor de Piracicaba abriu as portas do jovem cartunista para a grande imprensa. Em 1977, Glauco começou a publicar suas tiras esporadicamente na Folha de S. Paulo. A partir de 1984, quando a Folha dedicou espaço diário à nova geração de cartunistas brasileiros, Glauco passou a publicar ali suas tiras.

O cartunista é autor de uma família de tipos como Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy Jorge e Geraldinho. Para a estação UOL Humor, Glauco criou em maio de 2000 os personagens Ficadinha -publicada aos sábados- e Netão -publicado às terças e quintas. Netão é "uma mistura de Casal Neuras com Geraldão", explica Glauco. "Ele é um cara metropolitano, de uns 30 anos, que vive internado no apartamento e viaja pela tela do computador."

Nesses anos, as histórias se transformaram, sintonizadas com mudanças de comportamento, modas e manias, mas Glauco continua fiel ao seu traço único e desenha com nanquim no papel. Usa o computador só para colorir as tiras, depois de escanear seus desenhos. "Para meu tipo de desenho, só mesmo com a pena, que dá um traço peculiar", revela.

Ex-guitarrista, o pisciano Glauco também já inspirou personagens de outros cartunistas. Angeli baseou-se nele para criar o Rhalah Rikota, "na época em que o Glauco era seguidor do guru indiano Rajneesh", diz Angeli.

"Eles sempre me gozaram muito por causa do meu lado místico, principalmente depois que entrei para o Santo Daime", conta Glauco.

"Daimista" há anos, Glauco dirige um centro de estudos que usa a bebida feita de cipó -a ayahuasca- para fins religiosos, em cerimônias inspiradas em rituais praticados por índios da Floresta Amazônica.

0 comentários:

Postar um comentário

About this blog

Seguidores